Lenda? |
A mensagem emite um alerta sobre o perigo de aquecer alimentos no forno de microondas usando recipientes plásticos. Quem falou desses riscos foi o Dr. Edward Fujimoto, do Hospital Castle, no Canal 2 "esta manhã". Para uma das versões da mensagem, "esta manhã" ocorreu no dia 21 de maio de 2002. Outra versão atribui o "esta manhã" a 21 de junho também de 2002.
Antes de verificar os fundamentos científicos da assertiva vamos saber da origem da mensagem, da assinatura, da recomendação final (Passe a seus familiares e amigos.) e da segunda frase da mensagem:
No canal 2 esta manhã, apresentou-se o Dr. Edward Fujimoto, do Hospital Castle... |
Segundo a assinatura, a mensagem vem do IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria e quem atesta os perigos é o Físico Médico Alfredo Viamonte Marin. Como o IRD fica na cidade do Rio de Janeiro, a primeira impressão é que aí também ficam o Hospital Castle, onde trabalha o Dr. Edward Fujimoto, e o Canal 2. Mas não é bem assim.
De qualquer forma, vamos visitar o IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria. Em http://www.ird.gov.br/ird.htm vemos que
|
Já que estamos no sítio do IRD, vamos procurar o Físico Médico Alfredo Viamonte Marin. Na página de Busca no site, preenchemos o quadro com o nome "Alfredo Viamonte Marin".
Resultado:
You searched for "Alfredo Viamonte Marin". No pages matched your search. |
Primeira decepção: ele não está. Talvez ele tenha dado uma saidinha e, como se trata de pesquisador de uma instituição renomada, talvez seja possível encontrá-lo através do Google.
Dois dos três resultados apresentados aos termos de busca "Alfredo Viamonte Marin" são reproduções da mesma mensagem e o terceiro é o artigo intitulado Administered Activity Optimization in Skeletal Scanning using MDP labeled 99Tcm.
São a mesma pessoa? É muito provável.
|
A segunda frase da mensagem de alerta é típica das lendas. É imprecisa quanto à data (esta manhã) e quanto à emissora (Canal 2). São muitas as emissoras de televisão que usam essa freqüência e, como não se informa a cidade, fica impossível identificá-la.
A última frase acrescenta mais um ponto de suspeita: Passe a seus familiares e amigos.
Por enquanto, o placar é três a um. A pessoa não pôde ser encontrada no IRD, a frase final é típica das lendas, as informações sobre a emissora de TV e a data são imprecisas. Mas a pessoa que assina a mensagem é co-autora de um trabalho científico.
É um placar provisório, mas pode ser um indicador do resultado final.
Continuemos.
Sim, mas onde fica o Hospital Castle no qual trabalha o Dr. Edward Fujimoto? Fica no Rio de Janeiro?
Segundo Microwave Issues, o Dr. Edward Fujimoto trabalha no Hospital Castle (Castle Medical Center) que fica em Kailua no Havaí e, no dia 23 de janeiro de 2002, deu uma entrevista ao Canal 2 sobre o assunto. Canal 2 (KHON-TV) do Havaí, of course.
O Dr. Edward Fujimoto existe? Ora, se se ele deu uma entrevista ao canal 2, é porque ele existe ;)
Ao pesquisar o nome "Fujimoto" na página FIND A DOCTOR ONLINE do Castle Medical Center obtivemos a resposta:
Sorry, there are no matches for your exact preferences.
Curioso: o Dr. Edward Fujimoto é do Hospital Castle, mas não pode ser encontrado no sítio desse hospital.
Vamos, agora, saber da essência da mensagem: usar embalagem plástica como recipiente para aquecer alimentos no forno de microondas libera dioxinas e provoca câncer?
Dizem os especialistas, que as dioxinas formam uma família constituída de 210 compostos dos quais 17 são considerados tóxicos e virtualmente não biodegradáveis. (1) A principal forma de absorção de dioxinas pelo organismo humano é através do consumo de gordura.
Segundo Jean Weese (food scientist do Alabama Cooperative Extension System) citado em (2):
|
A mensagem de alerta também foi analisada por TruthOr Fiction.com que afirma o seguinte:
|
Em outro artigo, intitulado Perilous Plastic?, Nada Mangialetti afirma:
|
Conclusão: é verdade que algumas dioxinas são substâncias cancerígenas, mas não existe comprovação científica de ...que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, contamina o alimento com dioxina, que será liberada nas células do nosso corpo.
Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém, diz o ditado. Talvez uma boa idéia seja seguir o conselho da doutora Nada Mangialetti. Diz ela (tradução livre):
|
in: quatrocantos
Mais uma vez cito um blogue que considero de referência: QuatroCantos
Sem comentários:
Enviar um comentário