terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Eis os vírus vencedores de 2009:

Do perigoso Conficker C ao incompetente RansonK vai uma grande distância - mas ambos têm duas características em comum: são vírus e alcançaram a (má) fama durante 2009.

A Panda Security acaba de dar a conhecer o anuário dos códigos maliciosos mais famosos de 2009.

O ranking não pretende ser um reflexo do grau de perigosidade ou dos estragos causados pelos vírus - apenas enaltece algumas características que distinguem o modo de actuação dos vários códigos maliciosos.

Eis os vírus vencedores de 2009:

1- O mais problemático: Chama-se Conficker.C, iniciou actividade infectante no último dia de 2008. A persistência e a complexidade do código vitimou milhões de computadores domésticos e empresariais. Tem o nome ideal para chamar a alguém numa fila de trânsito.

2- O mais ilusório: Logo na frase de apresentação, Samal.A começa por dizer "Ah ah you didn't say the magic Word" e espera que se introduza uma palavra. Seja qual for a palavra que o utilizador insira, o código responde com "Samael has come. This the end" e o computador é, invariavelmente, reiniciado - e não, não é magia.

3- O mais vingativo: - Chama-se DirDel.A e é um worm que é distribuído através do ficheiro com o sugestivo nome de Vendetta.exe. Distingue-se por trocar progressivamente pastas de várias directorias do Windows por cópias de si próprio. Mais um caso em que a vingança se serve... lenta.

4- O mais viajado: Sinowal.VZR tinha tudo para ser um código malicioso igual aos outros - não fosse o caso de ter sido distribuído através bilhetes de avião electrónicos forjados. Segundo consta, milhares de computadores deixaram de descolar depois da sua passagem.
...
5- O mais multi-facetado: Whizz.A é um código malicioso, mas também poderia actuar no circo. Diz quem o viu, que mal assenta arraiais, os PC passam a emitir sons, o ponteiro do rato começa a mexer-se descontroladamente e a gaveta do CD/DVD inicia um "abre e fecha" sem razão. A actuação só termina com umas barras vermelhas, cuja similaridade com cortinas de teatro não será mero acaso.

6- O mais bisbilhoteiro: Waledac.AX é um bisbilhoteiro que caça outros bisbilhoteiros, que decidem instalar uma aplicação que, alegadamente, permite interceptar SMS enviados por telemóveis de outras pessoas. Já dizia o ditado: bisbilhoteiro que espia bisbilhoteiro... manda o PC para o galheiro?

7- O mais afectivo: BckPatcher.C pertence à classe dos códigos maliciosos... como dizer... carentes, que nunca conseguem um número de IP disponível, uma Pen de boas famílias ou uma caixa de correio desejosa de gozar a vida. E por isso mal apanham uma máquina a jeito trocam o ambiente de trabalho pela mensagem "virus kiss 2009". Enfim, flores e chocolates para quê?

8- Os mais hipocondríacos: WinVNC.A e o Sinowal.WRN ganharam a categoria do "medo das doenças e das curas que circulam na Net" com notícias aterradoras da propagação da Gripe A. Ainda não se conhecem os danos, mas é possível que um dia alguém distribua um vírus dissimulado em mensagens que dão conta de uma catástrofe informática causada por WinVNC.A e Sinowal.WRN.

9- O mais incompetente: Ransom.K tinha tudo para dar certo: dispunha de tecnologias que permitiam "sequestrar" documentos infectados e exigia 100 dólares em troca pela libertação. Só que uma simples combinação de teclas permitia libertar os documentos... Um must para os fãs de chihuahuas raivosos.

10 - O mais enganador - O FakeWindows.A alcançou o topo do ranking da dissimulação por fingir que é um processo de activação de licença do Windows XP. O que talvez ajude a explicar por que é que ainda há pessoas que teimam em dizer que o XP não é melhor que o Vista.
...
11- O mais festivo: O Banbra.GMH não tem nada que saber: apresenta-se por e-mail e anuncia fotos de festas brasileiras com bailarinas que lutam contra o calor dos trópicos em trajes menores. Aos mais crentes, resta lembrar que: 1) o e-mail não contém os números de telefone das senhoras; 2) talvez não seja boa ideia dizer à mulher ou ao patrão que as fotos mostram uma manifestação a favor do acordo ortográfico, caso seja apanhado em flagrante.
...
in: Exame Informática